ARPIAC - Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Agualva-Cacém

quinta-feira, 28 de julho de 2022

 

Animação Cultural


A Animação Sociocultural deve ser entendida como um conjunto de práticas sociais que visam estimular a iniciativa e a participação de um grupo no processo do seu próprio desenvolvimento. Neste âmbito procuramos desenvolver atividades em várias dimensões, no sentido de satisfazer as necessidades dos nossos utentes de forma a garantir o bem-estar social e ativo, reduzindo assim o sentimento de tristeza, isolamento, inferioridade, tornando a instituição um espaço agradável e acolhedor.

Através das seguintes atividades procuramos responder a todos os desafios:

Animação através da Expressão Plástica – visa manter ou melhorar a motricidade manual; promover a criatividade; aumentar a auto- estima; desenvolver o gosto estético; proporcionar ao idoso a possibilidade de se exprimir através das artes plásticas e dos trabalhos manuais, mantendo a tradição ativa, ou seja, nestas atividades os idosos tem a oportunidade de estimular a imaginação e a criatividade através da pintura, colagem, escultura, desenhos, recortes, etc., tendo como vantagens o desenvolvimento da motricidade fina, a precisão manual e a coordenação psicomotora.



Animação física e motora – tem como objetivos maximizar o potencial motor e desenvolver a destreza física e motora, aumentar a coordenação de movimento através exercícios adaptados e adequados a necessidade de cada idoso. É uma atividade essencial para idosos institucionalizados, a fim de ajudar o idoso a readquirir competências do esquema corporal e a prevenir o seu declínio. Realizada com interesse e empenho, os idosos compreendem a sua importância para o dia-a-dia, ajudando-os em atividade pessoais e rotineiras.




Animação Lúdica – animação que tem por objetivo divertir as pessoas e o grupo, promover o convívio; divulgar os conhecimentos artes e saberes. A nossa instituição preocupa-se em promover momentos de divertimento e lazer dos nossos utentes através de visualização de filmes; de jogos propostos e jogos tradicionais, utilizando a música como forma de expressão divertimento e interação.





Animação Cognitiva  tem como objetivo fomentar a retenção de acontecimentos, atos sensações; exercer atividade mental; desenvolver as capacidades mentais. Através da animação cognitiva os idosos tem a oportunidade de exercer as suas capacidades cognitivas. Os exercicios mentais podem aumentar a atividade cerebral e retardar os efeitos da perda de memoria , também aconselhado para doentes com alzheimer, realizando exercícios a fim de manter a mente ativa.
Para a concretização destes objetivos promovem-se atividades cognitivas tais como: Ler e Escrever; Jogos da memória, Palavras Cruzadas, Jogo do Stop, Sudoku, Sopa de Letras, Puzzle.. etc.), Cantigas Populares; Atividades de Orientação e coordenação: Exercícios para trabalhar a área da linguagem, memória, cálculo e conhecimento.























Sem comentários:

Enviar um comentário