1. De um leitor anónimo chega a pergunta: “Como funcionam os pacemakers?”
- Nas arritmias cardíacas, particularmente nas bradicardias resultantes de bloqueios ou de doença do nódulo sinusal, a implantação permanente de um pacemaker pode, em muitos casos, restabelecer uma frequência cardíaca adequada. É um pequeno aparelho electrónico accionado a pilhas, introduzido cirurgicamente, habitualmente sob anestesia local, por debaixo da pele do tórax ou do abdómen do doente. Uma sonda condutora liga o aparelho através das veias jugular ou subclávia a um ou mais eléctrodos colocados dentro das cavidades direitas do coração. O eléctrodo gera um sinal rítmico artificial que estimula o coração a bater normalmente.
2. Uma leitora pergunta qual a razão de o Ginásio só ter aberto as suas portas em Março, quando tanta falta fazia aos sócios em geral?
- Querida leitora, nem sempre as coisas correm como desejámos. Realmente, e porque sabemos da falta que uma unidade deste tipo faz numa Instituição como a Arpiac, abraçamos o projecto, demos corpo a um desejo antigo e,...pronto—Ei-lo a funcionar!!! Como diz o ditado”Mais vale tarde do que nunca”...
Sem comentários:
Enviar um comentário