ARPIAC - Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Agualva-Cacém

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Acção Social

Acção Social

Por : Directora Técnica

Neste número abordaremos algumas das problemáticas mais complexas na população idosa que apoiamos e com as quais nos deparamos frequentemente - O Isolamento e a Demência .
Nas visitas e contactos que realizamos somos confrontadas, frequentemente, com situações de isolamento que, quando acompanhadas por demência, se tornam casos sociais. De imediato, são activados mecanismos de resposta junto das entidades competentes (Segurança Social, Centro de Saúde e outros) para que a solução seja alcançada o mais rápido possível. De salientar que a demência predominante na nossa população (Lar, Centro de Dia e A.D.) é Alzheimer que, pelas suas características provoca deficiência cognitiva, afectando a memória, a linguagem e outros.
Assim, é nossa missão (Serviço Social) ajudar e ensinar novas estratégias para lidar com a demência, traçar com o utente um novo plano de acção para que não se sinta sozinho e, proporcionar, através das várias valências de que dispomos um acompanhamento personalizado e contínuo.
Relativamente ao ADA, no mês de Maio mais 10 utentes passaram a beneficiar desta valência, com os serviços de refeições, higiene pessoal e habitacional. Contamos, actualmente, com 20 utentes na totalidade dessa valência.

Sem comentários:

Enviar um comentário